segunda-feira, 30 de junho de 2008

Krav Magá como defesa e exercício físico

No Krav Magá há uma diferença básica em relação à outras lutas, tais como caratê e jiu-jitsu, por exemplo, aqui não é priorizado o ataque, e sim a defesa. Porém, não existe defesa sem ataque, logo, sua força se concentra na velocidade dos contra-golpes. Não existem regras, competições ou coreografias, tudo depende do modo que a pessoa é agredida. As pessoas comuns aprendem com os movimentos básicos do corpo humano, respostas rápidas e objetivas, como fechar o punho, aplicar golpes de boxe, cotoveladas, chutes, enforcamentos e imobilizações. São técnicas para anular o adversário e finalizar uma briga.

Assim como outras atividades físicas aeróbicas, o Krav Magá ajuda na contração muscular, contribui para manter a forma física, fortalece o pulmão e o coração, o que deixa claro que, além de autodefesa, é também um exercício físico que é capaz de queimar mais de 800 calorias em uma hora de aula. Devido aos movimentos corporais e exercícios localizados, são trabalhados diversos grupos musculares, exercitando o corpo todo e, após alguns meses de prática, a pessoa ganha formas mais bonitas.

A maior vantagem em minha opinião, é que a técnica proporciona um equilíbrio mental atuando sempre na parte intelectual e psicológica. Devido ao trabalho mental, as pessoas vem se utilizando desse conhecimento, no seu dia-a-dia, aprendendo o auto-controle, ter paciência e sabedoria para reagir a algo inesperado.

Nenhum comentário: