quarta-feira, 25 de junho de 2008

O Krav Magá

História

O Krav Magá foi criado na década de 1930 para capacitar os grupos de defesa que lutaram pela independência do Estado de Israel. Quando Imi Lichtenfeld chegou à Palestina antes do estabelecimento do estado de Israel, começou a ensinar combate corpo a corpo aos Haganá (exército rebelde judaico). Depois do estabelecimento de Israel, o Krav Magá foi adotado pelas forças armadas israelenses e pela polícia como a sua luta de escolha. Luta essa que chegou à sua forma atual em Israel pouco depois da sua formação. Depois de Imi se retirar da sua longa carreira como chefe instrutor das Forças de Defesa israelenses, ele começou a ensinar Krav Magá à população civil. Desta maneira, uma versão civil baseada nos princípios da defesa pessoal foi desenvolvida.

A Luta

A concepção do Krav Magá revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial. Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Seus princípios são:

  • Ser o mais rápido
  • Manter o peso na área de contato com o alvo
  • Atingir os pontos críticos do corpo
  • Evitar ser atingido
  • Usar objetos ou ferramentas que estão por perto
  • Alternar de defesa para ataque rapidamente
  • Usar os reflexos naturais do corpo
  • Neutralizar o alvo
  • Ser objetivo (exemplo: se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos).

A idéia básica é tratar da ameaça imediata (Ex.: estrangulamento), prevenir que o agressor possa voltar a atacar, neutralizar o agressor, proceder todos os passos de maneira simples e eficaz. Ter em conta em tirar a vantagem da iniciativa do agressor o mais rápido possivel. O Krav Magá geralmente assume uma posição em que se tenta infligir ou defletir o máximo de dor no oponente. Genitais, olhos, e outras zonas de golpes baixos são enfatizadas, tal como outros golpes em que se maximize o dano ao adversário. É utilizado o peso do corpo para se atacar (aproximadamente 2/3 do total). É claramente aceitável fugir da situação de conflito (retirada tática), se a situação nos obriga a isso. O Krav Magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários. É tambem um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados (ex: avião).

Técnicas

É de se fazer notar que, embora muitas técnicas utilizadas no Krav Magá sejam partilhadas e similares a outras artes de combate tais como o Boxe ou Muay Thai (nos movimentos de punhos e técnicas de pernas) ou o Jiu-Jitsu (para as técnicas de chaves, torções, e desarmamentos), o treino e objetivos são bastante diferente, onde aumentamos a dificuldade e o stress nos piores tipos de situações (contra vários oponentes, contra a parede, enquanto se protege alguém, sem a utilização de um braço, quando tontos, contra agressores armados...). Mais ainda, o fato de não haver regras conduz a um tipo diferente de mecanismo de reflexos (protecção da nossa zona genital e dos nossos olhos por exemplo). O objetivo é ultrapassar rápidamente a situação. O treino enfatiza a prática na realidade em situações possíveis de ocorrerem nos dias atuais. É colocada muita atenção em fatores como a resistência, a velocidade explosiva e a concentração. É comum desenvolver treinos com vários fatores externos propícios a causar distrações, para que o aluno se abstraia de tudo o que é irrelevante e se concentre na ameaça.

Mesmo que nos treinamentos grande parte da aplicação de golpes seja simulada (sem contato), pratica-se exaustivamente sparring de contato completo.


2 comentários:

Clansman disse...

Parabéns pela iniciativa! Quando tiver um tempo e morar mais perto do Centro, vou procurar praticar!

Abraços

Anônimo disse...

Ok Jóia...Muito obrigado pelo apoio!!! Volte sempre e confira as novidades do Blog.